Página inicial  /   Saúde do adulto  /  Acne hormonal adulta

Acne hormonal adulta: causas e tratamento

Artigo do <em>Centro de cuidados de saúde de adulto</em>Artigo do Centro de cuidados de saúde de adulto

© Jennifer Greenwood (2024-11-15)
Acne hormonal adulta: causas e tratamento Especialistas dizem que a acne é causada por hormônios, mas não houve exames sérios desse fenômeno até o momento. Uma pesquisa realizada recentemente estabeleceu que quase 50% de todas as mulheres encontram surtos de acne em adultos ao longo da semana anterior ao ciclo menstrual.

O que é interessante sobre a acne hormonal adulta é o fato de que eles não podem ser tratados pelos métodos de terapia usuais. Antibióticos tópicos e retinóides tópicos são inúteis neste caso. Preste atenção aos seguintes fatos para identificar a acne hormonal:

  • A acne aconteceu pela primeira vez na idade adulta;
  • Erupção da acne intensificando-se antes da menstruação;
  • Relatório sobre períodos menstruais irregulares;
  • Glândulas sebáceas hiperativas na área facial;
  • Hirsuties (o nível elevado de pelos no rosto ou mesmo cabelos em lugares atípicos);
  • Aumento do nível de alguns hormônios masculinos no sangue.

O que é acne hormonal adulta?

A acne hormonal adulta é uma condição da pele que afeta homens e mulheres com mais de 40 anos, muitas vezes desencadeada por flutuações hormonais. Ao contrário da acne adolescente, que é predominantemente causada pelo aumento da produção de sebo durante a puberdade, a acne hormonal adulta está ligada a desequilíbrios hormonais relacionados ao envelhecimento. Esses desequilíbrios podem resultar da menopausa, andropausa ou mudanças nos hormônios relacionados ao estresse, que podem estimular a produção de óleo na pele e causar surtos de acne.

A acne hormonal ou acne hormonal adulta também é conhecida como acne vulgar e é causada devido ao distúrbio na condição da pele que ocorre devido à superprodução de hormônios andrógenos no corpo. Diz-se que a testosterona ou andrógeno é o principal hormônio sexual encontrado em homens e mulheres. A acne hormonal adulta é causada devido à produção excessiva de andrógenos no corpo.

Os hormônios andrógenos tendem a estimular as glândulas sebáceas que produzem uma grande quantidade de óleo natural ou sebo na pele. Este sebo produzido se acumula nos poros ou folículos capilares e depois se mistura com células mortas e bactérias, levando à formação de manchas ou espinhas.

A acne hormonal é bastante comum de aparecer durante a puberdade, mas em certos casos, pode continuar a aparecer em pessoas idosas. Observa-se também que adolescentes ou adolescentes sofrem mais de acne hormonal por causa das alterações hormonais que ocorrem em seu corpo durante esse período.

Além disso, durante esse período, a acne hormonal é mais perceptível nos homens em comparação com as mulheres, devido ao fato de que os homens produzem mais testosterona do que as mulheres. Enquanto as mulheres podem sofrer mais com essa acne durante os ciclos naturais pelos quais passam, que incluem gravidez, menstruação e menopausa.

Compreender as causas únicas da acne hormonal após os 40 anos é o primeiro passo para encontrar soluções eficazes. Ao abordar os desequilíbrios hormonais raiz e adaptar os cuidados com a pele e os hábitos de estilo de vida, os indivíduos podem controlar essa condição e obter uma pele mais clara e saudável.

Sintomas de acne hormonal adulta

A acne hormonal adulta se manifesta de maneira diferente da acne adolescente e geralmente tem características específicas que a tornam identificável. Essa condição geralmente afeta homens e mulheres com mais de 40 anos e está ligada a alterações hormonais no corpo, que desencadeiam padrões únicos de formação de acne. Reconhecer esses sintomas é essencial para o tratamento e gerenciamento adequados.

Localização

A marca registrada da acne hormonal é sua localização. Geralmente aparece na parte inferior da face, especialmente ao redor da linha da mandíbula, queixo e pescoço. Essas áreas são particularmente sensíveis às flutuações hormonais, tornando-as propensas a erupções cutâneas. As lesões de acne podem incluir uma mistura de cravos, espinhas e espinhas císticas inflamadas. A acne cística, em particular, é profunda, dolorosa e muitas vezes deixa cicatrizes se não for tratada prontamente.

Ciclos

A acne hormonal é tipicamente persistente e recorrente em ciclos, muitas vezes piorando em certas épocas do mês para as mulheres devido a flutuações menstruais ou durante a menopausa. Os homens podem notar ciclos semelhantes de exacerbação da acne devido ao estresse ou mudanças na dieta que influenciam os hormônios.

Resistência

Outra característica distintiva da acne hormonal adulta é sua resistência aos tratamentos padrão de acne de venda livre. Muitos produtos destinados a limpar a acne não conseguem resolver o desequilíbrio hormonal subjacente, deixando a condição inalterada ou mesmo agravada. Em vez de secar, a pele pode ficar irritada ou sensível, complicando os esforços de tratamento.

Alterações na pele

Indivíduos com acne hormonal também podem apresentar alterações cutâneas concomitantes, como oleosidade excessiva em algumas áreas ou ressecamento em outras, pois o equilíbrio natural da pele é interrompido. As erupções cutâneas podem coincidir com outros sintomas hormonais, incluindo queda de cabelo ou flutuações de peso, indicando mudanças hormonais sistêmicas. Compreender esses sintomas ajuda os indivíduos e os profissionais de saúde a escolher tratamentos direcionados. Ao identificar os sinais únicos da acne hormonal, homens e mulheres com mais de 40 anos podem trabalhar para uma pele mais clara com terapias que abordam as causas hormonais raiz.

Desenvolvimento de acne hormonal adulta

Embora alguns adultos possam começar a desenvolver sua acne a partir dos 20 ou 30 anos, uma certa quantidade deles parece nunca superá-la, passando para a idade adulta com as mesmas erupções. Isso acontece por causa de mudanças no nível hormonal. Quando uma mulher está se aproximando da menstruação, o nível de estrogênio está diminuindo. Os ovários após a ovulação produzem progesterona e esse hormônio estimula as glândulas sebáceas. A acne vem como resultado disso.

Development of Adult Hormonal Acne
Algumas mulheres grávidas são afetadas por acne causada por hormônios. Durante o terceiro trimestre, suas glândulas sebáceas elevam a produção de óleo, causando erupções frequentes. Há mulheres que sofrem de surtos de acne após a menopausa, pois o nível de testosterona aumenta enquanto o nível de estrogênio diminui.

Como você pode ver, os adultos podem ter problemas de acne durante toda a vida, desde a puberdade até a velhice. Esses problemas podem não desaparecer com a idade e podem até piorar.
Se você deseja obter ótimos resultados, consulte seu dermatologista que o ajudará a encontrar o melhor tratamento para acne.

Causas da acne hormonal

A acne provocada por influência hormonal começa aos 20-25 anos, às vezes é tópica para adolescentes e às vezes mulheres maduras podem tê-la. As espinhas de acne adultas geralmente aparecem no rosto, especialmente no queixo e na mandíbula. Mas às vezes há traços de acne no peito ou nas costas. Independentemente do fato de que a acne adulta influenciada por hormônios raramente é grave e geralmente se manifesta como pequenos nódulos e pápulas inflamatórias, as mulheres que sofrem da doença não podem deixar de se perguntar: como isso começa?

Sabe-se que nossas glândulas supra-renais começam a produzir um andrógeno, sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEAS), quando ainda somos crianças de cerca de 10 anos de idade. Também no início da puberdade, mais dois andrógenos, os chamados hormônios "masculinos", a deidrotestosterona (DHT) e a testosterona, começam a funcionar no corpo das mulheres. Todos eles estimulam as glândulas sebáceas a produzir mais óleo natural da pele, ou sebo.

É por isso que tantos adolescentes sofrem de pele oleosa e acne. E os meninos, que têm mais hormônios "masculinos", sofrem de acne adolescente com mais frequência do que as meninas.
Ao contrário da acne adulta, a acne adolescente costuma ser fácil de tratar.
O nível de hormônios é muito flexível em corpos jovens. Os tratamentos de primeira linha ajudarão na maioria dos casos e incluirão como retinóides tópicos e peróxido de benzoíla, apoiados por antibióticos orais.

Mas após a melhora inicial, pode chegar um período em que o nível hormonal muda e o corpo para de reagir à terapia. Nesses casos, o procedimento de tratamento hormonal da acne adulta deve ser alterado e muitas vezes é sugerido tentar pílulas naturais para acne hormonal.

Fatores comuns que desencadeiam a acne hormonal em adultos

Existem algumas pessoas que podem experimentar mais acne hormonal devido a fatores hereditários.

Como mencionamos anteriormente, a puberdade é outro fator que pode desencadear a acne hormonal. A puberdade é o período de idade durante o qual os adolescentes atingem a maturidade sexual e se tornam capazes de se reproduzir. O corpo (homens e mulheres) neste período sofre inúmeras alterações hormonais. O corpo masculino, em comparação com as mulheres, produz hormônios andrógenos excessivos, responsáveis pela formação de espinhas ou manchas na pele. As fêmeas do outro lado também sofrem de acne hormonal devido a um desequilíbrio de hormônios no corpo.

Factors That Trigger Hormonal Acne in Adults
Fatores que desencadeiam a acne hormonal em adultos
Mas os fatores mais comuns que são conhecidos por desencadear a acne hormonal em adultos incluem:

  • Deficiência de minerais e vitaminas - É óbvio dizer que as vitaminas e minerais desempenham um papel positivo na manutenção do equilíbrio dos hormônios em nosso corpo. Portanto, a ausência de diferentes minerais e vitaminas na dieta de rotina pode fazer com que o corpo não tenha imunidade aprimorada, necessária para o corpo lutar contra vírus e infecções aos quais o corpo é propenso.
  • Estresse - O estresse das glândulas supra-renais aumenta a produção de hormônios, tanto em homens quanto em mulheres. A reação causada pelo estresse é responsável por piorar a condição da pele.
  • Ingestão excessiva de açúcares e alimentos gordurosos - A ingestão excessiva de alimentos ricos em açúcares e gorduras também pode causar acne hormonal em adultos. A razão para a causa da acne deve-se essencialmente ao fato de que nosso corpo armazena mais gordura que consumimos e que posteriormente obstrui os poros da pele. Além disso, a alta ingestão de açúcar pode causar inflamações na pele devido à superprodução de insulina no corpo.
  • Menstruação, menopausa, gravidez - Uma mulher durante a ovulação, gravidez ou menstruação experimenta uma diminuição acentuada no hormônio sexual estrogênio em seu corpo. Esse declínio do hormônio estrogênio também é acompanhado pelo aumento da testosterona que desencadeia ainda mais a formação de acne vulgar.
  • Acúmulo de pele morta - As células mortas da pele também são responsáveis por dar origem à acne da pele. A célula da pele que se acumula nos poros se mistura com o óleo da pele (sebo) para dar origem a manchas ou espinhas na pele.
  • Uso de esteróides - O uso excessivo de esteróides também pode causar acne hormonal em adultos. O uso de esteróides aumenta a produção de testosterona nos homens, o que resulta ainda mais em um desequilíbrio de hormônios no corpo e dá origem a problemas relacionados à pele.
  • Presença de bactérias nos poros da pele - A presença de bactérias nos folículos pilosos resulta na formação de espinhas ou manchas escuras no rosto.

Impacto da acne hormonal em homens e mulheres com mais de 40 anos

A acne hormonal pode afetar significativamente homens e mulheres com mais de 40 anos, influenciando tanto a aparência física quanto o bem-estar emocional. Nesta fase da vida, quando muitas pessoas esperam que seus problemas de pele diminuam, o surgimento da acne pode ser frustrante e inesperado.

Efeitos físicos

O impacto físico da acne hormonal vai além de manchas temporárias. As lesões de acne, especialmente as císticas, podem ser dolorosas e deixar cicatrizes duradouras se não forem tratadas adequadamente. Com o tempo, isso pode levar à textura irregular da pele e descoloração, o que pode exigir procedimentos dermatológicos avançados para corrigir.

Além disso, a acne hormonal geralmente perturba o equilíbrio natural da pele, causando problemas simultâneos como oleosidade excessiva em algumas áreas e ressecamento em outras. Para indivíduos que já lidam com sinais de envelhecimento, como rugas e flacidez da pele, a acne adiciona outra camada de preocupação.

Efeitos emocionais e psicológicos

O custo emocional da acne hormonal é igualmente significativo. Erupções em áreas visíveis como o rosto podem afetar negativamente a autoestima, tornando os indivíduos constrangidos com sua aparência. Isso pode levar ao retraimento social, ansiedade ou até depressão, especialmente quando a acne persiste apesar dos esforços para controlá-la. Para os profissionais dessa faixa etária, a acne visível pode afetar a confiança durante as interações sociais ou de trabalho, adicionando estresse a um estilo de vida já exigente.

Impactos mais amplos no estilo de vida

O gerenciamento da acne hormonal geralmente requer ajustes no estilo de vida que podem ser desafiadores. Rotinas especializadas de cuidados com a pele, mudanças na dieta ou a necessidade de medicamentos prescritos podem se tornar parte da vida diária. Essas mudanças podem parecer onerosas, especialmente para indivíduos que equilibram várias responsabilidades.
Compreender o amplo impacto da acne hormonal é essencial para encontrar soluções de tratamento abrangentes. Abordar os efeitos físicos e emocionais pode ajudar homens e mulheres com mais de 40 anos a recuperar a confiança e manter a pele mais saudável e clara.

Tratamento hormonal da acne adulta

A acne hormonal em homens e mulheres pode ser tratada com os 2 seguintes métodos: tratamentos sem receita médica e medicamentos prescritos.

Tratamento sem receita médica para acne hormonal adulta

Natural Treatment for Adult Hormonal Acne
Tratamento natural para acne hormonal adulta
  • Água e sabão - Limpar o rosto suavemente com água e sabão 2 vezes ao dia pode ajudar a tratar adequadamente a acne hormonal. Difícil, deve-se ter em mente que este tratamento hormonal para acne adulta não eliminará a acne já existente na pele, mas diminuirá o impacto da inflamação causada pela acne.
  • Produtos de limpeza - Os produtos de limpeza geralmente contêm ácido glicólico, peróxido de benzoíla, ácido salicílico e enxofre, que são úteis para o tratamento da acne. O uso excessivo de produtos de limpeza deve ser evitado, pois pode até prejudicar a pele ou causar outros problemas de pele.
  • Ácido salicílico - A descamação anormal de células pode ser controlada na pele com a ajuda do ácido salicílico. O ácido, no entanto, não tem nenhum efeito sobre a produção de sebo e também não mata nenhuma bactéria. O ácido é responsável por desobstruir os poros para prevenir lesões em caso de acne mais leve.
  • Álcool e acetona - A acetona ajuda a remover a oleosidade da superfície da pele, enquanto o álcool é usado como um agente antibacteriano suave. Ambos os agentes são usados juntos para ressecar a pele e geralmente têm pouco efeito sobre a acne.
  • Enxofre - O enxofre é um componente usado em muitos medicamentos para acne em combinação com outras substâncias, como ácido salicílico e álcool. Uma vez que tem um efeito apenas marginal sobre a acne; O enxofre geralmente não é recomendado por dermatologistas para o tratamento da acne hormonal em adultos.
  • Peróxido de benzoíla - Em caso de acne leve, o médico pode recomendar um tratamento hormonal para acne com um medicamento não prescritivo com uma certa quantidade de peróxido de benzoíla. O peróxido de benzoíla ajuda a destruir bactérias que causam problemas de acne. Para manter a acne sob controle, o composto deve ser usado continuamente por pelo menos quatro semanas. Ao contrário de outros produtos prescritos sem receita, não afeta a produção de sebo e a acne volta quando você para de usar o composto. O uso excessivo de peróxido de benzoíla pode causar ressecamento da pele ou irritação na pele; portanto, deve-se ter cuidado na hora de aplicar a solução.
  • Gel retinóide tópico - O gel retinóide tópico é útil para diminuir a inflamação e o inchaço da pele, além de aumentar o crescimento das células. O gel impede que as novas espinhas se formem na pele. Em comparação com outros tratamentos não prescritos para acne hormonal, o gel retinóide tópico pode levar de 8 a 12 semanas para mostrar os resultados desejados.
  • Chá verde - O chá verde pode ser consumido para diminuir o nível de inflamação no corpo. Além de seguir a prática local de regime de cuidados com a pele, pode-se considerar beber algumas xícaras de chá verde por dia para energizar a pele automaticamente.
  • Pílulas de ervas para acne hormonal - Existem centenas de pílulas de ervas, orgânicas e naturais para acne hormonal disponíveis no mercado que garantem uma solução eficaz para se livrar da acne hormonal. Uma parte dessas pílulas para acne hormonal, no entanto, é improvável que tenha muitos benefícios, pois uma vez que você pare de tomá-las, a acne aparecerá novamente após um certo período de tempo.

Tratamentos prescritos para acne hormonal adulta

Prescription Treatment for Adult Hormonal Acne
Tratamento de prescrição para acne hormonal adulta
  • Retinóides ou derivados de vitamina A - Esses tipos de medicamentos estão disponíveis como pílulas orais para acne hormonal e loções tópicas. Esses medicamentos ajudam a eliminar a acne moderada a grave, normalizando a pele. Os retinóides podem ser usados em combinação com outros produtos para o tratamento hormonal da acne em adultos, como antibióticos orais e peróxido de benzoíla, para acelerar o efeito da remoção da acne. Embora os retinóides tópicos não tenham muitos efeitos colaterais, seu uso não é recomendado para mulheres que amamentam ou grávidas. Os efeitos colaterais menores associados a este produto incluem ressecamento, vermelhidão e coceira na pele.
  • Ácido azelaico - Diz-se que este medicamento tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a se livrar da acne hormonal. O gel ou creme também é usado para curar outro tipo de condição que é popularmente conhecida como Rosácea.
  • Contraceptivos orais - Os médicos geralmente sugerem pílulas anticoncepcionais para as mulheres para diminuir o efeito dos hormônios masculinos testosterona na acne que aumenta na pele. Esses contraceptivos são limitados para serem usados apenas por pacientes do sexo feminino e mostram os resultados desejados no período de 3 a 4 meses. Alguns dos efeitos colaterais associados às pílulas anticoncepcionais para acne hormonal incluem náuseas, sensibilidade mamária, ganho de peso e coágulos sanguíneos.
  • Espironolactona - Este medicamento é especialmente usado para bloquear a ação dos hormônios do corpo nas glândulas sebáceas presentes na pele. Este tipo de medicamento é útil para mulheres cuja acne piora durante o período da menstruação.

Por que os suplementos naturais são ideais para homens e mulheres após os 40 anos

Para homens e mulheres com mais de 40 anos que lidam com acne hormonal, os suplementos naturais oferecem uma solução atraente que se alinha com as necessidades de saúde da pele e com o bem-estar geral. Ao contrário dos medicamentos tradicionais que às vezes podem ter efeitos colaterais severos, os suplementos naturais fornecem uma maneira mais suave e sustentável de controlar a acne e prevenir futuros surtos.

Segurança e efeitos colaterais mínimos

Uma das principais vantagens dos suplementos naturais para o tratamento da acne é seu perfil de segurança. Muitos medicamentos prescritos para acne podem levar a efeitos colaterais como ressecamento, irritação ou vermelhidão, e podem até perturbar a barreira natural da pele. Em contraste, suplementos naturais feitos de ervas, vitaminas e minerais são geralmente bem tolerados, com risco mínimo de reações adversas. Por trabalharem com os processos naturais do corpo, geralmente são mais suaves para a pele, especialmente para aqueles com pele sensível ou outros problemas relacionados à idade, como ressecamento ou afinamento da pele.

Compatibilidade com outros tratamentos

Os suplementos naturais para acne podem ser usados em conjunto com outros tratamentos ou medicamentos para a pele, tornando-os uma opção versátil para pessoas que buscam melhorar sua pele. Seja uma rotina personalizada de cuidados com a pele, terapia hormonal ou mudanças no estilo de vida, os suplementos naturais apoiam os processos de cura e equilíbrio do corpo sem interferir em outros tratamentos. Isso os torna ideais para adultos com mais de 40 anos que podem estar usando várias abordagens para tratar o envelhecimento da pele e a acne ao mesmo tempo.

Prevenção e resultados a longo prazo

Embora muitos tratamentos tradicionais para acne ofereçam apenas alívio temporário, os suplementos naturais ajudam a tratar as causas da acne hormonal, particularmente os desequilíbrios no estrogênio e na testosterona. Ao promover o equilíbrio hormonal a longo prazo, esses suplementos podem ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos surtos de acne ao longo do tempo. Além disso, eles geralmente fornecem outros benefícios à saúde, como melhor função imunológica, melhor digestão e elasticidade aprimorada da pele, tornando-os uma solução ideal para quem procura prevenção da acne e bem-estar geral.

Para indivíduos com mais de 40 anos, os suplementos naturais fornecem uma maneira holística, eficaz e segura de lidar com a acne hormonal, ao mesmo tempo em que apoiam a pele e a saúde geral a longo prazo.
Leia mais sobre o tratamento natural da acne adulta 


comments powered by Disqus